Homo erectus é uma espécie extinta de hominídeo que viveu entre 1,8 milhões de anos e 300 000 anos atrás (Pleistoceno inferior e médio).
Eles mediam entre 1,30 e 1,70 m de altura,1 com 70 quilos1 e seu volume craniano era entre 750 e 1250 cm³, um aumento de cerca de 50% em relação ao seu ancestral Homo habilis. Seus esqueletos fósseis datam de cerca de 1,5 milhão de anos atrás, e foram encontrados principalmente na África.
Acredita-se que produziram ferramentas de madeira e armas, que não foram preservadas. Foram provavelmente os primeiros a usar ofogo, e a iniciar uma migração do continente africano para diversas regiões. Sua alimentação era composta de vegetais, frutas, folhas,raízes e animais.
A sua organização baseava-se em pequenas comunidades1 com alguns abrigos de pedra pequenos e simples, mas mais sofisticados de que as dos seus antepassados Habilis. A guarda do grupo era feita com fogueiras, para se protegerem dos animais selvagens.
A divisão do trabalho era baseada em tarefas: os talhadores de pedra (normalmente pessoas idosas já sem capacidade para caçar e crianças), os caçadores, e as mulheres, para tratar das crianças e fazer recoleção de frutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário